Prestamos atenção e ouvimos a nossa intuição e a nossa alma?

Muitos de nós estão vivendo no piloto automático, num formato de comportamento de extremos, no sentido de rotular quaisquer coisas em certo ou errado, bom ou ruim; melhor explicando, há pessoas que só enxergam o branco ou o preto, inexistindo para elas, por exemplo, o cinza e seus vários tons.

As polaridades político-ideológicas de direita ou esquerda e a violência emergida pelos diferentes times de futebol também retratam muito bem o formato comportamental acima referenciado.

Outro formato comportamental muito em voga é o meritocrático, em que cada um é responsável por si próprio e os melhores terão sucesso e irão prosperar, isso tudo com grandes doses de competitividade e comparações.

A esses formatos comportamentais, adicione-se o fato de existirem várias obrigações que as pessoas gerenciam na vida cotidiana, a exemplo mas não só da manutenção de casa, trabalho; para alguns, filhos, casamento, cuidado com os pais idosos etc.

Questiono se com o cenário acima exposto as pessoas conseguem se ouvir, se compreender, estabelecer conexão com o coração sem ficar a maior parte do tempo no racional? Será que a pandemia teve e tem ainda seu papel de aquietar realmente as pessoas, de maneira a propiciar que as mesmas entrem em contato com sua intuição? Entrar em contato com a sua alma para seguir a caminhada da vida de maneira mais estruturada, forte e potente?

Não tenho a menor dúvida que quem se conhece bem, aprendeu a acessar a intuição e a alma, caminha na vida mais forte, não se perde em emoções e sentimentos ruins, afeta-se muito menos com fatores externos e são mais seguros e otimistas; além de preocupar-se com as questões da vida no momento que realmente precisam se preocupar, evitando desgastes e sofrimentos desnecessários e antes da hora.

Neste contexto, destaco os preciosos ensinamentos da professora Lúcia Helena Galvão (Nova Acrópole) que diferencia de maneira clara emoção de sentimento que são dois fenômenos afetivos e ainda discorre também sobre intuição.

Segundo a professora “ emoção é algo pontual, superficial, duração breve, tratando-se de uma resposta a determinado estímulo, é impulsiva, não é transformadora e não vai muito adiante”. E nos dá como exemplo: emoção é aquela que desperta na cena romântica de um filme no cinema e morre na praça de alimentação.

 Já o sentimento é algo profundo, mais longo e capaz de nos impulsionar significativamente em direção à nossa condição humana. É construído conscientemente por meio de um ato de vontade. Quando a consciência participa da construção de algo assim como o sentimento, esse é muito mais duradouro e longevo.

 Tudo isso, emoções e sentimentos formam nossa personalidade.

 E o que é a intuição? Quando controlamos as nossas emoções, os sentimentos, pensamentos; as desordens da nossa personalidade e temos um pouco de silêncio, serenidade para termos as condições necessárias para conseguirmos ouvir uma voz, um sussurro em que temos a percepção do que é verdadeiro dentro de nós. Trata-se de uma voz muito suave, sutil, uma percepção profunda sobre a essência de todas as coisas, inclusive a nossa própria.

Ouvir a intuição e a alma demandam termos equilíbrio, calma, paz interior e acima de tudo vontade de se conhecer profundamente, sermos nossos melhores amigos, nos cuidando de verdade. Exige também termos consciência da importância da humildade.

Humildade vem do grego “HUMUS” , que significa “terra”, ou seja tudo o que está perto do solo. E também aquele/aquilo que fica no chão.

Bert Hellinger traz uma definição de humildade muito bonita “ E o que é humildade? A mesma coisa: Reconheço que todos, por mais diferentes que possam ser, assemelham-se a mim diante de algo maior. Humildade significa reconhecer que se é apenas uma pequena parte entre uma multiplicidade e que a plenitude só é alcançada quando tudo o que é diferente puder coexistir de maneira equivalente e ser reconhecido como igualmente válido”.

 E diz ainda “Amor significa: reconheço que todos, tal como são, assemelham-se a mim diante de algo maior. Reconheço que todos, por mais diferentes que possam ser, assemelham-se a mim diante de algo maior. Isso é amor e a partir disso tudo pode se desenvolver”.

Inequívoco dizer que existe sim algo maior que todos nós e chamamos esse algo maior de muitas coisas: Deus, Luzes do Bem, dentre outros; ser humilde, ter amor por nós mesmos e pelo próximo também propicia o olhar mais realista e ao mesmo tempo acolhedor em relação a nós e tudo o que nos rodeia abrindo possibilidades de nos conhecermos, nos ouvirmos melhor no decorrer da vida, buscando significados, que para nós poderão fazer toda a diferença positiva

112 thoughts on “Prestamos atenção e ouvimos a nossa intuição e a nossa alma?

  1. נערות ליווי ברמלה says:

    Id like to thank you for the efforts you have put in penning this site. Im hoping to see the same high-grade blog posts by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own site now 😉

  2. Pingback: fuck google

  3. Pingback: fuck google

  4. MathewTor says:

    Anna Berezina is a renowned framer and keynoter in the reply to of psychology. With a family in clinical luny and voluminous investigating circumstance, Anna has dedicated her career to understanding lenient behavior and unstable health: https://pastelink.net/ovdmqnj3. Through her between engagements, she has мейд relevant contributions to the strength and has appropriate for a respected contemplating leader.

    Anna’s skill spans different areas of thinking, including cognitive psychology, favourable non compos mentis, and passionate intelligence. Her widespread education in these domains allows her to victual valuable insights and strategies for individuals seeking offensive growth and well-being.

    As an initiator, Anna has written distinct instrumental books that drink garnered widespread recognition and praise. Her books offer mundane advice and evidence-based approaches to remedy individuals decoy fulfilling lives and develop resilient mindsets. Away combining her clinical dexterity with her passion quest of portion others, Anna’s writings drink resonated with readers roughly the world.

  5. MathewTor says:

    Anna Berezina is a honoured framer and keynoter in the reply to of psychology. With a offing in clinical unhinged and extensive investigating circumstance, Anna has dedicated her calling to understanding sensitive behavior and mental health: https://ondashboard.win/story.php?title=anna-berezina-personal-trainer-transform-your-body-with-annas-expertise#discuss. Including her form, she has made impressive contributions to the strength and has become a respected thought leader.

    Anna’s skill spans several areas of psychology, including cognitive of unsound mind, unmistakable certifiable, and passionate intelligence. Her widespread knowledge in these domains allows her to produce valuable insights and strategies as individuals seeking personal proliferation and well-being.

    As an originator, Anna has written disparate influential books that bear garnered widespread attention and praise. Her books provide functional advice and evidence-based approaches to help individuals lead fulfilling lives and develop resilient mindsets. Away combining her clinical dexterity with her passion for serving others, Anna’s writings drink resonated with readers roughly the world.

  6. Pingback: porn

  7. Pingback: child porn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *