UM BRINDE À MUDANÇA DE COMPORTAMENTO !!!

Brindar é a ação de beber à saúde ou ao êxito de alguém, erguendo o copo e tocando o mesmo nos outros (copos); felicitar ou homenagear, presentear, vibrar, celebrar…

Particularmente adoro brindar! Sempre que posso brindo.

Minha vontade, neste momento, é de brindar muito e cada vez mais e mais! Agradecer à mais transformações positivas!

O caminho do meio, do equilíbrio, do somar é sempre o ideal

Antes da pandemia eclodir aqui no Brasil, tive a oportunidade de encontrar e almoçar com um amigo querido, o qual conheço há mais de vinte anos.

Nesse almoço, ele sempre atento e agregador, sugeriu que eu tomasse contato com o livro A Alma Imoral, de autoria do rabino Nilton Bonder. Fico pensando como é valiosa a troca com pessoas que confiamos e nos agrega, ratificando ser a amizade um tesouro; agradeço a esse meu amigo que sempre me provoca com bons temas e me faz expandir rumo a uma maior tomada de consciência.

Aprendamos com tudo isso, só temos a ganhar!

Momentos de exceção como esse que estamos vivendo trazem vários tipos de emoções, sentimentos como o medo, transtornos , dores, desconfortos, que faz com que todos nós saiamos da nossa tão enraizada zona de acomodação ou como alguns dizem zona de conforto.

Por quê? Porque vemos nossa rotina, ou seja, o que estamos habituados a fazer, ser atingido implacavelmente; a exemplo da nossa tranquilidade para ir e vir, de encontrarmos pessoas que queremos, fazermos coisas que precisamos e que apreciamos dentre várias outras coisas que nos afetam substancialmente.

Acontecimentos externos com grandes impactos internos

Acredito ainda, até por experiência própria e observação do meu entorno, que muitas vezes vivenciamos situações difíceis, situações limites, em que o sofrimento é ferramenta para gerar crescimento e evolução; lógico para quem está aberto e preparado para isso, ou seja para quem quer enxergar as coisas que estão a sua volta e aprender com isso.

Muitas das pessoas passam pela vida querendo acreditar que tudo está certo, tudo está no seu devido lugar somente porque tem uma casa, porque saem para um trabalho todos os dias para ganhar dinheiro, porque elas têm espaços de tempo com certo lazer, que o pouco convívio com a família, dado o atual desenho da sociedade, seja suficiente para as relações estarem verdadeiramente felizes e saudáveis.

Você conhece o processo de coaching de carreira?

Tenho apoiado jovens na fase de escolher o curso que estudarão na faculdade e; portanto a escolher suas respectivas carreiras, pessoas que estão vivendo insatisfações e dúvidas em relação às suas atuais carreiras e/ou ao local que trabalham, pessoas que querem se recolocar no mercado, pessoas que estão em um período sabático, pessoas que precisam tomar uma decisão profissional, pessoas que estão encerrando um ciclo.

Qual o valor do autoconhecimento para você?

Ao meu ver, um enorme valor! Por outro lado, faço esse questionamento, pois confesso que por muitos e muitos anos da minha vida, sequer me preocupei com esse assunto, que hoje é parte central do meu trabalho diário no apoio às pessoas. Autoconhecimento? Compartilho com vocês, que passei batido por ele, em função de focar minha energia de vida e de trabalho na minha sobrevivência, nas demandas sociais a que me submeti por ter, em tempos atrás, menos consciência sobre vários aspectos realmente importantes, os deixando de lado. Passei batido em função de focar energia em ganhar o pão de cada dia, acordando um dia após o outro, seguindo uma rotina meio que mecanizada, com intervalos para alguns momentos de prazer e algumas trocas necessárias. Parece duro, mas é pura realidade.